Cidade da região Extremo-Oeste Baiano, microrregião de Cotegipe. Fundada em 1820, chamava-se Campo Largo e o nome atual é homenagem ao Barão de Cotegipe. Está a 472m de altitude e em 2007 o IBGE estima a sua população em 13.663 habitantes.
D. João de Lencastre, 32º governador geral do Brasil construiu um arraial do qual surgiu atual cidade de Barra, bem como os de Pilão Arcado e Campo Largo, sendo este o ponto originário do município de Cotegipe. A colonização obedeceu a orientação do Conde da Ponte e portugueses, italianos e nacionais vieram da capitania de Pernambuco. O município de Cotegipe surgiu em meado do século XIX. Antes de receber o atual topônimo foi o arraial denominado de Avaí do Brejo Grande, Avaí de Santa Cruz e Barão de Cotegipe. Sua igreja foi erigida em 1885 e consagrada à veneranda Santa Cruz,pertencente à paróquia de Campo Largo. A criação do município data de 1820. Em 1925, a sede do município com o nome mudado para Barão de Cotegipe e mais tarde simplificado para Cotegipe.
Fica a 632 Km distante de Salvador.
História
Fica a 632 Km distante de Salvador.
2 comentários:
É humilde;Mas amo a minha cidade. Ainda vivemos aqui com bastante dificuldade... Tudo é resolvido em barreiras e isso eu acho muito chato.
Nasci ai morri aiate 72 quando vim pra Brasília com minha mãe,tenho uma tia q ainda mora ai pelo o q ela fala e tudo muito dificil ainda ,ela mora na roca nao tem transporte tudo muito longe de onde ela mora ora cidade sao cinco km as vezes tem q ur a pé ou carona ,os filhos miram fora nem sempre estao ai
Postar um comentário