terça-feira, 6 de setembro de 2011

História da Bandeira de Cotegipe.


 CRIADA POR: JARILDES DE JESUS MATOS DE SOUZA 

A história da Bandeira de Cotegipe iniciou quando cursava o 2º Ano de Magistério, participando de um concurso onde a comunidade iria escolher o melhor desenho que representasse a bandeira da cidade. A diretora (1990) do Colégio Estadual Jutahy Magalhães, Clélia Mariani Passos de Souza fez o comunicado em cada sala da proposta do concurso e sugeriu que cada aluno fizesse um desenho para que a escola pudesse escolher qual seria o melhor para enviar e ser votado na Câmara Municipal e marcou o dia da entrega, neste dia o desenho não ficou pronto e, logo após a diretora deu mais um prazo e resolvi fazer o desenho.
A bandeira foi desenhada em papel ofício e pintada a hidrocor, pois as cores eram mais vivas. O retângulo foi dividido em duas partes sendo a parte de cima azul claro, pois ali estava presente o céu e, na parte de baixo foi representado pela cor verde que significa o verde das matas e das grandes mangueiras que rodeiam a nossa cidade, principalmente à beira do antigo riacho que corta a cidade hoje, sem vida por conta do desmatamento. Na época em que a bandeira foi feita este riacho ainda corria água em abundância, pois tomávamos banho e muita gente lavava roupas e louças ali.
No meio da bandeira, possui uma meia circunferência em que está a representação das águas do Rio Grande que corta o município, passa pelo distrito de Jupaguá, Taguá e outras localidades do município como Macambira, o rio é uma fonte de sobrevivência para uma grande população ribeirinha que vive da pesca e da agricultura de subsistência, principalmente para os distritos de Jupaguá e Taguá. No centro estão três estrelas, a do centro representando a sede do Município, a estrela média representa o distrito de Jupaguá e a estrela menor representa o distrito de Taguá também pertencentes ao município de Cotegipe, o último inclusive onde toda a história da nossa região começou.
Após concluído, o desenho foi encaminhado para uma votação por toda a comunidade, escolas e Câmara de vereadores e foi escolhida dentre tantas outras para representar o nosso município nos momentos mais significativos da sua história.Para mim é um orgulho muito grande.


Jarildes de Jesus Matos de Souza, nascida em 10 de outubro de 1972 em Cotegipe /Bahia.Sou professora e atualmente atuo como Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação sou Pedagoga ,Especialista em Gestão e Planejamento Escolar e estudante de Matemática pela Universidade do Estado da Bahia onde concluiu suas duas formações.Comecei a minha profissão na minha cidade desde 1991, antes mesmo de ter concluído o magistério, trabalhei na biblioteca Pública Municipal durante dois anos e, em 1996 fui aprovada no concurso público de Barreiras onde trabalhei durante 9 anos, neste período cursei a faculdade, fiz especialização, montei uma Escola Particular denominada ESCOLA SEMEAR junto com uma sócia .Em 2005 tirei uma licença de dois anos para prestar serviço em minha cidade Natal.Aqui fui coordenadora da Educação Infantil e Diretora da Escola Municpal Eduardo Maciel durante 5 anos, após os dois anos de licença estou em processo de cessão, acordo em os dois prefeitos: Antônio Sá Telles e Saulo Pedrosa.

3 comentários:

Boa noite!!!

Existe Brasão Municipal?

Boa tarde!!!

Será possível em dias de hoje um Município NÃO ter seu Brasão Municipal, sim! Assim como vossa senhoria, o Brasil tem mais 44 cidades que estão nesta situação...

https://www.brasaomunicipal.com/index.php/pt/brasoes-municipais-pelo-mundo/brasil/regiao-nordeste/bahia.html

Cordial e Respeitosamente,
https://www.brasaomunicipal.com/index.php/pt/

Postar um comentário